ANS | O que é Diretriz de Utilização (DUT)?
Resumo: A DUT é um documento que descreve quem tem direito à cobertura de determinados procedimentos ou medicamentos cobertos no rol de procedimento. Avaliando a real necessidade da cobertura do tratamento proposto pelo médico do beneficiário.
Diretriz de Utilização para Coberturas de Procedimentos de Saúde. Mas beleza, você deve estar se perguntando: o que isso quer dizer?
Quer dizer que não basta ter um rol de procedimentos mínimos a serem cobertos pelos planos, você tem que ser mais específico e descrever quem tem direito a realizar esses procedimentos! Um bom exemplo é a cirurgia de miopia.
Ela consta no rol com a descrição abaixo:
👓 CIRURGIA REFRATIVA - PRK OU LASIK (COM DIRETRIZ DE UTILIZAÇÃO)
E a diretriz que a acompanha (DUT 2021 - Nº 13) determina que todos os planos são obrigados a fornecer a cirurgia refrativa caso o beneficiário:
Tenha mais de 18 anos
Esteja há pelo menos 1 ano com o grau estável e tenha graus de miopia entre -5,0 e -10,0 (com ou sem astigmatismo até -4,0) ou tenham até 6,0 graus de hipermetropia (com ou sem astigmatismo até -4,0).
De forma simplificada, se você se enquadra nesses “pré requisitos” você terá de provar ao plano através de relatórios médicos e exames específicos que devem ser enviados à operadora para análise da equipe técnica e aprovação de cobertura dos custos do procedimento, seja na rede credenciada ou via reembolso.
Onde encontrar a DUT?
Aqui temos as últimas atualizações (você pode encontrar as demais no site da ANS):
✔ Rol + Diretriz de Utilização 2021
✔ Rol + Diretriz de Utilização 2018
Fonte: Diretriz de Utilização 2021